O Azeite de Oliva possui diversas propriedades, é um produto milenar que continua a oferecer seus benefícios a humanidade.
Por volta de 3 mil anos antes de Cristo, já se cultivava a oliveira. Usado pelos antigos como protetor para o frio durante as batalhas. Citado em livros históricos e nos religiosos, enfatizando o seu poder restaurador e curativo para os feridos das guerras, naquela situação usado como unguento para as lacerações causadas por armas brancas e queimaduras, utilizado ainda, como fonte de energia para produzir luz a noite, além do uso habitual como alimento.
Os maiores produtores de azeite de oliva são: Espanha, seguida pela Itália, Grécia, Tunísia, Turquia, Portugal, Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e a França. Então, fico feliz de o Brasil estar entre os produtores.
O Azeite de Oliva como alimento
Há vários tipos de azeite, o refinado, o virgem, o extra virgem, o aromatizado, o orgânico e o especial, para atender as necessidades e paladares do maior número de pessoas possível. Mas com certeza há quem não goste ainda assim.
O aquecimento do azeite de oliva, principalmente o extra virgem, ao ser exposto a altas temperaturas perde suas propriedades nutricionais antioxidantes. De acordo com um artigo publicado pela Universidade do Porto em Portugal, que diz que o aquecimento provoca perda dos compostos fenólicos, modificando a química do azeite.
Torna -se um desperdício usar o azeite para frituras, para usar no micro-ondas e mesmo de usar para cozinhar. Porém é possível utilizar do aquecimento em fogo brando e adicionar praticamente ao fim do processo de cozimento para que não se aqueça tanto.
A melhor forma de consumo do azeite então é nas saladas e como tempero final. Porque assim, se conserva a sua rica quantidade de ácidos graxos que são essenciais para o nosso organismo. Esses ácidos proporcionam boas fontes de energia. Além disso, atuam na prevenção e tratamento de doenças inflamatórias, depressão e fortalecem o sistema imunológico. Também auxiliam no processo de coagulação sanguínea, promovem proteção cardiovascular, além de outros benefícios.
Cuidar da sua alimentação é cuidar da sua saúde. Consulte sempre o nutricionista (Por que procurar um nutricionista?) e faça uma avaliação nutricional. Cada pessoa é única, com suas individualidades e metabolismos diferentes.
Faça seu cadastro, siga nossas redes sociais no Facebook e Instagran e se mantenha atualizado.