Pré Natal Nutricional

Tempo de leitura: 2 minutos

O ganho de peso durante a gestação é uma das maiores preocupações femininas.  Na maioria dos casos por estética. Porém, o que se sabe é que o peso adquirido, interfere na qualidade de vida do binômio mãe-filho. A intervenção nutricional é necessária durante todos os meses da gestação, acompanhando as evoluções do desenvolvimento fetal assim como, as necessidades energéticas da grávida e as transformações pelas as quais ela passa.

Mulheres que tenham iniciado a gestação acima do peso, devem ter a atenção redobrada, isso porquê, o excesso de peso é um fator de risco de mortalidade para mãe-filho. Além de uma série de possíveis complicações durante todo o processo. O ideal seria um acompanhamento nutricional anterior ao período gestacional, porém quando não é possível, há recursos que podemos utilizar para garantir saúde para ambos, mãe-filho. Há ainda mulheres que apresentam carências nutricionais que também são caracterizadas como fator de alto risco. Deficiências de vitaminas e minerais durante esta fase podem causar danos ao desenvolvimento fetal. Das intercorrências mais comuns durante a gestação se destacam a diabetes gestacional, anemia ferropriva, deficiência de vitamina A e as síndromes hipertensivas, todas podem ser controladas ou mesmo eliminadas se for realizado um acompanhamento nutricional adequado e a gestante aderir as condutas.

O pré-natal nutricional auxilia a gestante no que diz respeito às necessidades nutricionais, respeitando as particularidades desta como indivíduo único, com suas preferências e restrições alimentares, fatores socioeconômicos e culturais. Devendo se iniciar até a 16ª semana, e serão necessárias no mínimo 4 consultas durante toda a gestação, o ideal é uma consulta mensal pois a variação de peso de uma semana gestacional para a outra pode ser extremamente considerável.

O acompanhamento consiste em avaliação nutricional detalhada com a idade materna, a idade gestacional, a atividade profissional e física quando houver, os pareces da equipe multiprofissional que acompanha a gestante. Avaliação das preferências e restrições alimentares, hábitos diários e qualidade do sono, hábitos intestinais, exames laboratoriais e outras particularidades apresentadas pela gestante na consulta. Acompanhamento do ganho de peso, elaboração de um modelo de cardápio a ser seguido e orientações nutricionais direcionadas.

Quanto mais preparada a gestante se sente em relação ao momento que está vivendo, mais essa fase se torna prazerosa e única.

Cuidando da alimentação, mantendo hábitos saudáveis, um sono de qualidade e com acesso a informações necessárias a gestante e a sua família estarão bem mais preparados para a chegada do mais novo membro.

Faça seu cadastro, siga nossas redes sociais no Facebook e Instagran e se mantenha atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *