Por que procurar um nutricionista

Tempo de leitura: 2 minutos

O nutricionista é o responsável por equilibrar, organizar e desenvolver planejamentos para uma alimentação adequada para cada pessoa. Inserindo alimentos saudáveis que tenham efeito benéfico, retirando os excessos alimentares, promovendo a ingesta correta de macro e micro nutrientes.

A maioria das pessoas visualizam este profissional ao lado de um ‘prato repleto de alface’, ou de seus alimentos menos desejáveis e ainda de alimentos que não gostam. Há um certo ‘preconceito’. Isso porque geralmente, ao necessitar de acompanhamento seja para emagrecer ou ganho de massa magra, o indivíduo busca resultados instantâneos, ou curto prazo.

A alimentação dos brasileiros pode ser riquíssima, devido ao acesso de inúmeros alimentos. Possuímos um dos tipos de solo mais fértil do mundo segundo alguns estudos. Como em uma composição de Zezé Di Camargo: “Se nessa terra tudo que se planta dá, que é que há, meu país? O que é que há?

Bom, a temática da música leva a uma grande reflexão, e dentro do contexto nutrição, alimentar-se bem, vida saudável. Temos à mão opções de alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais. Então, por que ainda há muitas pessoas com dislipidemias, obesidade, desnutrição, dentre outras patologias?

Porque não sabemos comer! Não sabemos, principalmente a quantidade certa. Quais alimentos substituir. Dentre outros fatores que o profissional nutricionista pode nos informar dentro de nossa individualidade. A dieta da moda pode não ser boa para o meu organismo, eu posso ter carências nutricionais. Atingir o peso ideal sem exageros através de reeducação alimentar, proporcionará uma rotina de vida mais saudável.


O nutricionista elabora planos alimentares de acordo com a necessidade, respeitando a cultura, o gosto do paciente de acordo com as possibilidades, sempre orientando e oferecendo caminhos para chegar ao objetivo de cada um. O processo de reeducação alimentar pode ser demorado, vai depender do organismo de cada pessoa, assim como de outros fatores, como por exemplo, a disciplina em seguir o planejamento dietético. Cada faixa etária tem suas dificuldades.

Bons hábitos alimentares

A construção de bons hábitos alimentares é muito importante, e o profissional poderá contribuir para que os objetivos sejam alcançados. Quando iniciados na gestação e infância os benefícios se estendem pelo longo do ciclo da vida. Através da nutrição é possível obter melhora na qualidade do sono. A medida que as carências nutricionais são supridas e há melhora no diagnóstico nutricional a sensação de bem estar e disposição são mais duradoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *