Há quem acredite que a avaliação nutricional se resume apenas a classificação do índice de massa corporal, peso por altura e idade. Ou seja, o IMC, determinando se o individuo está abaixo do peso ideal, com peso adequado, sobrepeso ou obeso.

No entanto, as classificações são: Magreza grau I (IMC < 18,4), Magreza grau II (IMC 16,0 a 16,9) e Magreza grau III (IMC ≤16); Eutrofia que significa peso adequado (IMC 18,5 a 24,9), Sobrepeso (ICM 25,0 a 29,9), Obesidade grau I (IMC 30,0 a 34,9), Obesidade grau II (IMC 35,0 a 39,9) e Obesidade grau III considerada muito severa (IMC ≥ 40,0).

Porém, a avaliação nutricional é bastante complexa, pois envolvem dados específicos de cada pessoa e faixa etária em que se enquadra. Crianças, adolescentes, adultos, gestantes, lactantes e idosos tem necessidades diferentes correspondentes a cada fase da vida, além de possíveis patologias, intolerâncias e alergias alimentares, uso de medicamentos dentre outros.

Há ainda, a avaliação antropométrica com dobras cutâneas, aferição dos perímetros e a bioimpedância que poderão serem feitas à parte. Por isso, e por se tratar de avaliações complementares específicas, existem outras avaliações que compõem o quadro de ferramentas utilizadas por nós nutricionistas.

A visita ao nutricionista

A consulta com um nutricionista pode levar mais tempo do que você imagina. Isso, porque se trata de uma entrevista longa onde é preciso conhecer seus hábitos diários, preferências e restrições. Da mesma, forma, aversões alimentares, exames laboratoriais, sua rotina de sono, hábitos intestinais, histórico familiar e patologias, identificar e atuar no objetivo que o levou até o nutricionista.

Assim, todas as particularidades do indivíduo, são levadas em consideração para a elaboração de um plano alimentar.

Outro item que faz parte da avaliação nutricional é o recordatório alimentar, para entender melhor os hábitos alimentares. Isso inclui horários das refeições e porções ingeridas nas últimas horas ou últimos três dias, por exemplo, permitindo analisar as quantidades ingeridas de macro e micronutrientes.

Lembre-se: cuidar da sua saúde é cuidar do bem mais precioso que você possui, consulte o médico regularmente. Faça também um acompanhamento nutricional, saiba a importância de ter uma alimentação bem equilibrada.

Faça seu cadastro, siga nossas redes sociais no Facebook e Instagran e se mantenha atualizado.

Artigos:

Artigos Relacionados

Informação

Dieta da Família Feliz

Não tem a ver com regime. A dieta da família feliz, é rica em palavras doces, com alto poder construtivo e reparador. Restringe palavrões, grosserias e falta de educação,

Saiba mais »
Ebooks

Alimentação no Pós-Parto

Dúvidas sobre a sua alimentação no pós-parto? Durante a gestação as mulheres se preocupam muito com o peso que irão ganhar, com as roupas que

Saiba mais »
Informação

Ômega 3

Segundo o Congresso Brasileiro de Nutrologia, o consumo de ômega 3 proporciona benefícios a saúde ao longo de toda a vida. Isso porque promove o

Saiba mais »

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza o site da Aline Santos a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.