O nutricionista não é aquela pessoa que vai apenas te dizer o que pode ou não pode comer quando o assunto é o seu peso. O nutricionista é aquele que vai te auxiliar no equilíbrio alimentar, no controle ou prevenção de doenças relacionadas à alimentação.
Sendo assim, me lembrei de uma cena presenciada por mim:
Esta semana, enquanto estava em um supermercado, quando comecei a prestar atenção no assunto de duas mulheres a minha frente.
Uma delas gestante, a outra não. A grávida dizia que iria procurar um nutricionista… Foi quando eu ouvi meu “nome”.
E para continuar a narrar os fatos vou chamar uma de mulher e a outra de gestante, ok? Assim fica mais fácil para entender.
A mulher disse para a gestante, “para quê nutricionista? Você está ótima e não ganhou tanto peso assim!” A gestante ficou pensativa e não retrucou a amiga. Mas disse que se preocupava com seu bebê e que queria estar saudável.
Eu juro que por pouco eu não entro na conversa alheia. Mas, meu bom senso falou mais alto, e me fiquei a pensar sobre o assunto.
Por que procurar um nutricionista durante a gestação?
Bom, eu tenho um milhão de motivos para motivar uma grávida a procurar um profissional de nutrição para se consultar e principalmente, para manter o acompanhamento durante o período gestacional e pós-parto.
Controle de peso? Sim!
Por saúde e por estética? Sim!
Mas por outros milhares de motivos, como:
- Garantir que seu bebê termine a gestação nutrido;
- Que cresça conforme a semana gestacional;
- Que ela, a gestante, não tenha doenças hipertensivas, eclampsia, pré-eclâmpsia (DHEG), síndrome HELLP;
- Assegurar que o parto seja o mais próximo possível do tempo adequado, pois o peso da gestante interfere diretamente para que ocorra prematuridade (parto precoce);
- Entre muitos outros, que vão dar horas de texto aqui neste site ainda…
O acompanhamento nutricional gestacional permite suprir e sanar as deficiências nutricionais neste período. O ferro por exemplo, é um elemento essencial para o desenvolvimento do feto. A deficiência de ferro provoca anemia, que é prejudicial para ambos, podendo causar morbimortalidade para materno – fetal.
E olha eu estou encurtando a conversa aqui, porque eu “viajei no meu mundo nutricional”, fiquei a pensar nos primeiros mil dias, no transporte de nutrientes, na formação da pele e dos órgãos do “serzinho” ….
Será mesmo que ter um acompanhamento nutricional na gestação é mero capricho? Ou será que é luxo? Ah! A pior de todas, seria mesmo frescura? Coisa para gente rico? Desperdício de dinheiro? com tanta coisa para comprar nessas horas…
Bom, se ter saúde para si e para quem você mais ama no momento e provavelmente vai amar para o resto da vida, é desperdício de tempo de dedicação e dinheiro, seria sim a resposta é desnecessário o acompanhamento nutricional.
Sei não viu, eu ainda fico me perguntando, se deveria ou não ter entrado na conversa?!
O que você teria feito?
Faça seu cadastro, siga nossas redes sociais no Facebook e Instagram e se mantenha atualizado.