Probióticos são bactérias que promovem saúde para nosso organismo, estão no intestino humano (flora intestinal). Eles têm a função de ajudar a absorver melhor os nutrientes e fortalecer o sistema imunológico. Por isso, quando há perda de parte dessa flora por má alimentação ou uso de medicamentos, como os antibióticos por exemplo, a imunidade tem uma queda nos deixando mais vulneráveis ao aparecimento de enfermidades.

Da mesma forma, quando fazemos a ingestão dos probióticos, estes aumentam a produção das células de defesa do nosso sistema imune, nos tornando mais fortes e saudáveis.

Além de combater e prevenir doenças e inflamações intestinais, como síndrome do intestino irritável e doença de Chron, os probióticos auxiliam no combate a candidíase, hemorroidas e infecções urinárias. Estudos relatam melhora na resposta aos tratamentos de pacientes com câncer, que fazem uso dos probióticos.

Outros benefícios do uso dessas bactérias é a melhora de sintomas como azia e má digestão. Também regulam o funcionamento intestinal tanto para quem sofre com prisão de ventre quanto com diarreias. Além disso, também ajudam na digestão de lactose para os intolerantes leves, assim como para outras intolerâncias alimentares.

Ademais, os probióticos promovem a absorção de nutrientes, como as vitaminas do complexo B, cálcio e ferro, que são indispensáveis para gestantes e para hipertrofia.

Finalmente, no caso da obesidade, o uso de probióticos auxilia para a manutenção dos níveis de colesterol na corrente sanguínea. Apresenta também resultados positivos para o controle da hipertensão.

Formas de ingestão:

Em suma, podemos consumir os probióticos de duas maneiras. Primeiramente, através de alimentos como os iogurtes naturais, leites fermentados, kombucha, alguns alimentos originários da soja e o kefir ou por suplementação.

Em caso de suplementação, ela pode ocorrer através do uso de cápsulas, sachês e líquidos. Esses são encontrados em farmácias e podem ser manipulados conforme prescrição médica ou do nutricionista. Cada cepa possuí benefícios específicos, quanto mais variados forem os probióticos melhores os resultados, e são acessíveis.

Lembrando que é muito importante que esteja associada a uma alimentação equilibrada.

Faça seu cadastro, siga nossas redes sociais no Facebook e Instagram e se mantenha atualizado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Artigos:

Artigos Relacionados

Ebooks

Alimentação no Pós-Parto

Dúvidas sobre a sua alimentação no pós-parto? Durante a gestação as mulheres se preocupam muito com o peso que irão ganhar, com as roupas que

Saiba mais »
Informação

Por que procurar um nutricionista

O nutricionista é o responsável por equilibrar, organizar e desenvolver planejamentos para uma alimentação adequada para cada pessoa. Inserindo alimentos saudáveis que tenham efeito benéfico,

Saiba mais »
Informação

Hábito Alimentar

O poder do hábito já foi mencionado por vários estudiosos. É transformar um gesto em rotina, repetir até fazer de forma imperceptível, como se estivesse

Saiba mais »

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza o site da Aline Santos a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.