Jejum Intermitente não é para todos

A maioria das pessoas tem uma ideia errônea quanto ao jejum intermitente. O jejum não significa simplesmente não comer, ou não comer porque não “sente fome”. O jejum tem um preparo para ser feito, antes de iniciar sua última refeição deve ser bem equilibrada. Carboidratos simples e complexos, proteínas e gorduras e essa refeição precisa ser pensada e feita com atenção.

A primeira refeição a da entrega deste jejum também precisa ser bem feita, não adianta passar na padaria e comer todos os pães e bolos que te encherem os olhos, porque daí você estará apenas passando fome por período prolongado.

Quando fazemos o jejum nosso organismo reduz a produção de insulina, o hormônio responsável por trabalhar nossa glicemia (açúcar no sangue), que nesse momento estará bem baixinho, já que não tem alimento sendo digerido. Então, se eu fiz um jejum e na hora que eu for comer, comer primeiro carboidrato simples, os pães por exemplo, eu vou estar apenas passando fome!

Porque eu vou obrigar meu querido sistema digestivo a trabalhar como um louco em curto espaço de tempo, não dando ao meu corpo a oportunidade de se reajustar, provocando uma reação em cadeia de desequilíbrio hormonal e o que acontece é que no final eu não vou ter o resultado esperado.

Cuidados no jejum intermitente

Manter-se hidratado durante o jejum é essencial, as bebidas liberadas são água com limão, água filtrada e café sem açúcar. Eu particularmente, e posso expressar a minha opinião enquanto profissional, não concordo com o último, mas já virou uma questão de “moda” e bom, se meu paciente quer o tal café sem açúcar ou chás também, faço as adaptações, Mas, eu não concordo porque há sim outros nutrientes que são proporcionados por estes alimentos, o que na minha opinião como eu disse, eu não concordo em entrarem em sua fase de jejum.

Em resumo, não adianta fazer jejum de várias horas sem saber o que comer antes e depois dele. E bom, vou deixar um exemplo do que comer antes e depois, mas isso não é uma regra para todas as pessoas, porque plano alimentar é algo que por mais que tenha semelhanças ainda assim é individualizado.

Exemplo de refeição pré-jejum:

  • Salada de alface, cenoura ralada, beterraba cozida fatiada, pepino, pimentão e cheiro verde – quantidade livre;
  • Contrafilé grelhado acebolado – 200g;
  • Purê de abóbora com batata – 80g;
  • Grão de bico ao vinagrete – 60g;
  • Abacaxi fatiado – 2 fatias médias (70g);

Entrega do jejum intermitente:

  • Crepioca (massa de tapioca, aveia ou chia na massa – 1 colher de sopa cheia, 2 ovos na massa) – recheada com frango desfiado, 1 ovo mexido (este é no recheio mesmo), queijo minas fatiado, requeijão light, alface e tomate;
  • Mamão papaia – metade;

O jejum intermitente é uma ferramenta poderosa de emagrecimento, mas não são todos que tem facilidade de realmente segui-lo, ficar longas horas sem comer não significa que tem facilidade para o jejum, mas que talvez não tenha uma rotina alimentar muito assertiva. Quando “passamos do horário” de comer, a nossa fome diminuí e realmente tende a parecer que não vai voltar. Mas, está aí o nosso engano, quando ela volta não somos muito capazes de racionalizar o que vamos comer e a quantidade. E só nos daremos conta disso ao perceber a falta dos resultados esperados.

Na dúvida, procure um nutricionista!

Com muito carinho,

Aline Sousa Santos Mendonça

Nutricionista Clínica

CRN 1 7103

Faça seu cadastro, siga nossas redes sociais no Facebook e Instagram e se mantenha atualizado.

Artigos Relacionados

Informação

Dia do Nutricionista

Dia 31 de Agosto – Dia do Nutricionista Por Aline Santos Para comemorar o dia do nutricionista, preparei um pequeno artigo contando a minha e

Saiba mais »
Informação

Emagrecer em 3, 2, 1…

Emagrecer, é o desejo de muitos e o sucesso de poucos. Isso porque exige sim uma grande disciplina, a maioria das pessoas começa bem determinada,

Saiba mais »
Informação

Ano novo, tudo novo

E foi dada a largada… 2020 começou e as promessas foram feitas, aprender inglês, comprar um carro, viajar, ser mais caridoso, emagrecer… Bom! Quanto as

Saiba mais »

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza o site da Aline Santos a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.