5 Passos para ter sucesso no emagrecimento

Tempo de leitura: 4 minutos

Na maioria das vezes que alguém vem ao meu consultório pela primeira vez, vem para emagrecimento. Durante algum tempo, pude observar que, as crenças colocadas a respeito das formas para se obter o peso e forma desejados estão bem além do que realmente é necessário.

Antes de se procurar um nutricionista, 99% das pessoas pensam em “despedidas” alimentares. Por vezes, “amanhã eu vou me consultar, então hoje eu vou enfiar o pé na jaca!”, “vou ficar um século sem beber uma cervejinha, hoje eu vou encher a cara!”, “vai me cortar os doces e os chocolates, vou comer uma caixa de bombons para me despedir!”… e assim vai. A grande questão é que para emagrecimento serão necessários sim, alguns sacrifícios, mas não, você não está indo para a forca, e poderá continuar comendo o que gosta!

Pensando nisso, foi que criei os 5 passos para ter sucesso no emagrecimento:

Passo número 01: Comer com consciência!

Durante a construção do plano alimentar, são distribuídas as porções alimentares para equilibrar as necessidades nutricionais. Então, comer nas quantidades calculadas para você, é o essencial na conquista do peso desejado. Não quer dizer deixar de comer o gosta para o resto da sua vida!

Passo número 02: Não seguir a moda!

Muitas vezes, bate o desespero. Quero o meu resultado mais rápido, se eu seguir a dieta da modelo “tal”, da atriz “toda poderosa”, ou do cantor “magro e musculoso”, eu vou conseguir!!! Só que Não!!!

A grande verdade que nosso cérebro não detecta ao ver que “fulano de tal” emagreceu tantos quilos com dieta da “abobrinha”, é que, ele tinha suporte de um personal e treinou várias horas, além de disciplina para seguir dieta.

Sim, muitas dietas da moda emagrecem. Mas, na minha opinião dieta é como roupa intima! Você não saí por aí usando a calcinha dos outros ou a cueca… Né?!

Nossa, que pensamento radical! Mas, tem fundamento. Somos únicos, e o que serve para ele ou ela, pode não servir para mim quando o assunto é alimentação. Eu tenho carências nutricionais que o outro não tem, por exemplo. Então, por que seguir a dieta alheia?

Passo número 03: Atividade física!

Muitos artigos e profissionais alegam que para emagrecimento não se faz necessário a atividade física. Porém, no meu terceiro passo eu dedico sim, a essa etapa é importante! Por uma série de benefícios que não se limitam só em queimar calorias, a atividade física é fundamental para melhoria da saúde. Então, deixa de preguiça e procure já um profissional capacitado para te auxiliar nesse processo. Também recomendo passar por uma avaliação clínica de um médico, para saber se vai bem com o coração e articulações.

 

Passo número 04: Hidratação!

A ingestão de líquidos é eficiente no processo do emagrecimento. Não para “enganar o estômago”, como muitas vezes já ouvi de pacientes; “eu bebo água para passar a fome”. A água ajuda na eliminação das toxinas que estão em nosso organismo.

Passo número 05: Mantenha pensamento positivo e o foco!

Pensamentos negativos, tendem a nos fazer perder o foco. “Ah, hoje estou tão triste, eu vou comer um chocolate porque eu mereço!”, “tive tantas decepções vou comer um sanduíche para me compensar das frustrações….”. Acredite! Eu já ouvi isso em consultório. Quando isso ocorre, colocamos tudo a perder!

Imprevistos acontecem, chateações também! Mas, não é um prato ou um determinado alimento que irão te fazer sentir-se melhor. Mude o foco nessas horas, pense em soluções e coisas positivas. Existem alternativas, comer não é a única saída. Um bom bate papo com um amigo ou amiga! Um filme! Um bom livro! Bom, algum hobby poderá ajudar! Não use a comida como uma compensação e nem mesmo a falta dela dessa maneira.

No mais, para emagrecer com saúde e sem sofrimento procure por um nutricionista. Goiânia possui vários nutricionistas, é só procurar por um em sua região!

Um grande abraço e até a próxima!

Faça seu cadastro, siga nossas redes sociais no Facebook e Instagram e se mantenha atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *