Relatos da minha gravidez. Saúde nutricional e emocional.

Cuidar da Saúde Nutricional e Emocional é imprecisndível para uma gravidez sólida e saudavel. Tenha sempre a ajuda de profissionais.

Em tudo na vida nós colocamos expectativas. Não foi diferente comigo em relação a gestação. Trabalhando com esse universo desde 2014. É onde eu encontro realização na minha carreira de forma impar e tenho a maior satisfação.

Eu acreditava que conseguiria atingir alguns objetivos nutricionais em 100% e teria a melhor de todas as alimentações, por ter o conhecimento teórico e também, por ter o feedback das minhas pacientes ao longo desses anos.

E bem, não foi exatamente o que aconteceu. No meu PRIMEIRO TRIMESTRE foi necessário usar um medicamento que alterou meu paladar, me trouxe mais desconforto do que poderia imaginar, alterou de forma que não conseguia comer, eu ressalto que, não é assim para todas as mulheres.

As náuseas e vômitos eram as principais companhias ao longo dos dias. Eu emagreci mais de 4,5kg e o meu estado nutricional foi lá para a zona vermelha do gráfico (o que usamos para acompanhar o ganho de peso gestacional).

Recuperei o meu peso no SEGUNDO TRIMESTRE aos poucos, à medida que minha obstetra retirou o medicamento, mas daí vieram outros problemas, a CARGA EMOCIONAL NEGATIVA, foi a pior possível, perdas de familiares, cobrança por parte de outros familiares e muitas outras notícias ruins. E como profissional de saúde eu procurei ajuda terapêutica, porque sei dos benefícios e os recomendo.

Parecia que não iria ter fim a minha ANSIEDADE, e não foi em relação ao meu bebê, não tive esse gosto de estar preocupada só com o bem estar dele e confesso que esse segundo trimestre gestacional foi angustiante.

O QUE FEZ DIFERENÇA FOI O MEU ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO, sem ele eu não teria a menor chance de melhorar.

TERCEIRO E ÚLTIMO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO

Já com minha mente em tratamento e treinando estratégias direcionadas pela minha terapeuta, pude focar no que realmente importa e sim, graças a Deus e a ciência que Ele nos permitiu adquirir, consegui aproveitar ao máximo meu bebê, seus movimentos, suas firulas e a minha gestação foi a mais linda e ‘apagadas’ todas as mazelas dos outros meses.

Ganhei peso adequado, consegui seguir o meu planejamento e até comi mais coisas que não estavam neste plano, mas me permiti viver com mais qualidade de vida e menos cobranças. E ainda assim uma gestante nutricionalmente saudável e com ganho total de 11,5kg. Ouvindo muito a frase “você só ganhou barriga”! E de fato foi mesmo!

Foi a fase de poder registrar muitas fotos, de sorrir muito e curtir a chegada. Foi quando também, tivemos o chá de fraldas, a montagem do quarto e a compra do enxoval. A alimentação e a suplementação em dias, ganho de peso gestacional adequado e a minha linha na curva em equilíbrio outra vez. Conseguia comer alimentos necessários para o bom desenvolvimento do meu pequeno, beber mais líquidos e nos manter bem.

Um fato importante que gostaria de compartilhar com vocês é que, sempre programei o ganho de peso das gestantes para até 12kg, apenas quando em estado nutricional de risco, por obesidade procurei mantê-las com 8kg de ganho total. Percebi que é possível e isso me deixou muito feliz, porque não exigi delas uma tarefa impossível.

Vejo que na gestação ainda existe muito romantismo, uma diferença sobre o que realmente é e o que realmente acontece. Estou agora mais que especializada no assunto, além das pós-graduações feitas, dos vários cursos de alto valor educacional e monetário investidos em minha carreira, a experiência com meu bebê me capacitou para ser ainda mais empática, cordial com as próximas gestantes que forem minhas pacientes e que posso ter um acolhimento mais caloroso e amoroso do que já me disponho ter.

Como o nome da minha empresa já diz nutrição de geração em geração, cada geração que passa e passou por aquele consultório me permite evoluir. Desde já agradeço a Deus por tudo, pois agora renasce uma profissional que antes apaixonada por esse universo, agora ainda mais disposta e determinada a cuidar, transformar, acolher e contribuir com a gestação de outras mulheres e nutrir suas vidas.

Com amor,

Nutri Aline Santos

CRN 1 7103

Faça seu cadastro, siga nossas redes sociais no Facebook e Instagram e se mantenha atualizado.

Pesquisar

Artigos:

Artigos Relacionados

Ebooks

Receitas de Suco Detox

Sempre me pedem receitas de suco detox e então preparei algumas. Os sucos detox são muito procurados principalmente para o emagrecimento. Apesar de serem usados

Saiba mais »

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza o site da Aline Santos a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.